domingo, 2 de março de 2008

ADD (II): avaliação pelo coordenador

Questão: Quem avalia professores de grupos de recrutamento integrados em departamentos cujo coordenador não é da mesma área científica? Resposta: A avaliação efectuada pelo coordenador de departamento pondera o desenvolvimento e a qualidade científico-pedagógica do docente e não a vertente científica em sentido mais estrito, pelo que qualquer professor titular, mesmo que de área diferente, tem competências para proceder à avaliação. De notar que esta é uma resposta dada pelo ministério da educação e que se pode encontrar em: http://www.dgrhe.min-edu.pt/DOCENTES/FAQ/FAQ.htm Como pode ser credível uma avaliação destas? Relembro que o coordenador de departamento, ou outro professor titular, caso haja delegação de competências, é o ÚNICO responsável pela avaliação CIENTÍFICA e pedagógica dos docentes que avalia. Alguns exemplos: 1) um professor de Português e Inglês pode avaliar professores de Francês, Latim, Grego e Espanhol; 2) Um professor de Matemática pode avaliar professores de Matemática e Ciências, Biologia e Geologia, Física e Química, Construção Civil, Mecanotecnia, Electrotecnia, Informática e Ciências Agro-Pecuárias; 3) Um professor de Geografia pode avaliar professores de Educação Moral e Religiosa Católica, História, Filosofia, Economia e Contabilidade e Secretariado; 4) Um professor de Educação Física pode avaliar professores de Educação Visual e Tecnológica, Educação Musical, Artes Visuais, Educação Especial I, II e III; 5) Nos 4 exemplos anteriores, em lugar de "o professor x pode avaliar professores y", também será válido "o professor x pode ser avaliado pelos professores y". Para além desta questão, existem muitas outras, nomeadamente a subjectividade (será alvo de outro post), o dispêndio elevado de tempo e recursos. O professor coordenador terá que assistir, a 3 aulas em cada ano lectivo, excepcionalmente neste (meio) ano lectivo são apenas duas, de cada professor por ele avaliado. Para além disso e para cada professor, terá que analisar e discutir a proposta de avaliação individual, a preparação de aulas, as estratégias utilizadas, a avaliação realizada...

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