sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Manifestação em Aveiro

TVNET Aveiro: 3 mil professores manifestaram-se "Nós, professores, queremos ser avaliados mas pretendemos que seja uma avaliação justa, transparente e exequível", declarou António Morais, o professor da EBI de Eixo que dinamizou o "luto" pelas condições na Educação que, há uma semana, trouxe à principal avenida da cidade a voz do descontentamento. Na visão de António Morais, "a ministra reforma tanto que a Educação está em cacos e o que há de pé é graças à dedicação e empenho dos professores e estão a prejudicar gravemente os alunos porque o clima de perturbação crescente torna o acto pedagógico impraticável". http://www.tvnet.pt/noticias/detalhes.php?id=21565

Encontrei nesta manifestação vários professores da escola onde estagiei, uma colega da escola onde estive durante dois meses este ano (as únicas escolas do básico e secundário onde dei aulas), vários colegas dos tempos de estudante...

Descobri que até conhecia de vista o professor António Morais. A meio do discurso e a propósito dos elogios que o Primeiro Ministro dirigiu aos professores, ele disse: "Não sei se trouxe algum aluno para a escola (para as novas oportunidades...), mas pelo menos tenho o mérito de ter posto uma escola de luto." Acho que tem muito mais do que esse mérito. Pela determinação de professores como este é que tem sido possível mobilizar tantos professores para lutar por aquilo em que acreditam.

Mensagens de alguns cartazes:

"Não aceitamos ser o alvo a abater"

"Levanta-te, ainda não é tarde"

2 comentários:

Anónimo disse...

http://www.ige.min-edu.pt/_PT/content_01.asp?BtreeID=03/01&treeID=03/01/03/00&auxID=&newsID=692#cont
Boas escolas
O povo portguês tem uma imensa sabedoria:
Maioria defende recandidatura de Sócrates

Se as eleições fossem hoje, o PS ficaria perto da maioria absoluta, segundo estudo da Eurosondagem

Apesar do "tabu", a maioria dos portugueses acredita que José Sócrates vai e deve recandidatar-se a primeiro-ministro nas eleições legislativas de 2009. O estudo da Eurosondagem para a SIC, Expresso e Rádio Renascença indica que se as eleições fossem hoje o PS ficaria perto da maioria absoluta.

Raquel Alexandra - SIC

storaPaula disse...

As sondagens não alteram a legislação. Como tal, continuarei a manifestar-me. Neste momento, tanto quanto antes de saber desta sondagem, discordo totalmente de muitas das medidas do ministério da educação.

Não estou em guerra com um governo, muito menos com um partido. Estou a lutar pela educação dos ensino público, básico e secundário.

Gosto demasiado de ensinar para deixar de gostar do ensino sem fazer nada para o impedir.