sexta-feira, 19 de junho de 2009

O dom da vida


(imagem do blog: porquenaotecala.blogspot.com)

Hoje é o meu 30º aniversário. Hoje é dia do Sagrado Coração de Jesus. Fui procurar uma frase do dia e encontrei esta:

"Há que aprender a viver com o sofrimento e a fazer dele uma força de crescimento. Aprender a tirar proveito do sofrimento, por pior que seja, não vou fingir, não vou iludir, vou aprender, vou crescer, vou ver aonde é que isto me leva. O sofrimento dá-nos uma grande compreensão de nós próprios, uma grande compreensão dos outros e uma grande abertura ao futuro. Claudel, como poeta criou uma imagem muito bonita: o sofrimento, simbolicamente, é como uma porta, porque é pelo sofrimento que podemos sair de nós próprios e pelo sofrimento que podemos deixar entrar o outro. A porta do amor, a porta da alegria!"

Pe. Vasco Pinto de Magalhães, sj


A primeira reacção foi mais ou menos assim: tinha que ser logo sobre sofrimento? Fugir, iludir, esconder é aquilo que dá vontade de fazer face ao sofrimento. Também há a tentação de pensar que isto é conversa de padres, que parece que temos que sofrer muito para "merecer o Céu". Nada mais errado! Trata-se simplesmente de uma atitude muito inteligente. Não é uma questão de procurar o sofrimento ou de o provocar, mas de saber viver com aquele que naturalmente surge no sosso caminho. Quantas vezes uma coisa de nada se transforma num grande problema só porque não me apetecia nada ter que resolver aquilo? Lamentar não serve de nada. Que tal olhar de frente? Encarar o que dói ou aquilo que agrada um bocadinho menos (não se trata apenas dos grandes sofrimentos e dos grandes problemas) faz realmente descobrir muita coisa em nós.

Às vezes têm que ser as coisas menos boas a sacudir-nos a acordar-nos de um estado de apatia ou de instalação. A vida corre e nós corremos, vamos andando, mas esquecemo-nos de viver.

Obrigada pelo dom da vida!

Obrigada por mais este ano!

Sem comentários: